
A metodologia de reunião em Espaço Aberto (Open Space Technology) foi iniciada por Harrison Owen.Trata-se de uma abordagem à liderança orientado por propósitos, incluindo uma forma para acolher reuniões, conferências, retiros do estilo corporativo, simpósios e eventos comunitários.
Embora o foco seja um objetivo, tema ou tarefa específica, não existe uma agenda formal inicial.
Open Space é um processo que incide sobre o tempo e o espaço de forma a auto-organização poder desenrolar-se. Embora não se possa prever resultados específicos, é sempre altamente produtivo para qualquer problema que as pessoas queiram atender. Alguns dos efeitos colaterais inspiradoras que são regularmente observadas são o riso, o trabalho duro que se sente como “play”, resultados surpreendentes e novas questões fascinantes.
Os participantes são convidados a gerar a agenda do encontro assim como participar liderando pequenos grupos de discussão durante o período desses encontros. A programação é construída e se define no decorrer do próprio encontro e exposto em um grande painel onde qualquer um se candidata a palestrar, bastando escrever em um papel seu nome e tema e colando esse papel no espaço respectivo a uma sala e horário determinado.
Usualmente existe um facilitador mas este não é um líder oficial do encontro, que estabelece regras ou normas. O formato é adaptável para encontros entre 5 a 2000 pessoas.
O autor definiu a metodologia como sendo não proprietária e não necessitando de qualquer tipo de “certificação”. Esse modelo segue outros conceitos Open (tecnologias abertas, sem dono, para o bem coletivo).