Quem somos e o que fazemos

kids

Somos Allan e Sophie, um português nascido na ponta sul do mapa, África do Sul e uma belga nascida no norte da Europa. Temos duas estrelas brilhantes, o Raphael com um nome de origem ocidental e a Surya com um nome de origem oriental. Com estas misturas, gostamos de nos apresentar com uma família integral, tendo o norte, sul, este e oeste representados na nossa constelação familiar.

Somos atraídos pela aventura na vida tanto no que toca em conhecer países e culturas diversas como no que toca em explorar paradigmas diferentes. Estas viagens tem-nos levado a (co)-criação de vários projetos e experiencias: Área de saúde (alimentação consciente, medicina integral e parto natural), área de trabalho (empreendedorismo com o Oxigénio), área de educação (Rede Educação Viva -nacional- e Escola da Rua -filhos-), área de habitação (Viver Mindful) e a área económica (economia da dádiva, contribuição de escolha e economia de trocas).

Com o Oxigénio pretendemos apoiar escolas, associações e empresas a repensar de que forma se podem tornar organizações vivas e orgânicas onde se valoriza tanto a promoção do bem-estar integral das pessoas como o desenvolvimento sustentável do propósito organizacional.

Pretendemos promover a reflexão e dotar as pessoas de competências ao nível do desenvolvimento pessoal (mindfulness e auto-compaixão), desenvolvimento relacional (comunicação não violenta) e desenvolvimento colectivo (sociocracia, open space technology etc.) de forma a gerar espaços onde a empatia, autonomia, responsabilidade e colaboração possam florescer.

Biografia:

Allan Sousa.jpg
Allan Sousa
: “Se no passado construía pontes sobre os rios como Engenheiro Civil, hoje gosto de me divertir em construir pontes entre as pessoas e entre pessoas e os seus propósitos. Desde que descobri o empreendedorismo social fiquei fascinado em colocar ao dispor das pessoas novas ferramentas de apoio a maior conexão e colaboração de forma a apoiar na construção de uma nova organização social que nutre qualquer ser vivo.

Gosto de aprender ao longo da vida tendo aprofundado mindfulness (vipassana) em retiros de 10 dias e outros retiros, investi num curso de coaching profissional (International Coach Academy), fiz um curso de professor de yoga, estudei Comunicação Não Violenta e aprendo sobre Sociocracia, Open Space Technology, Art of Hosting etc. Tornei-me um apaixonado em viver com simplicidade voluntária e adoro ter conversas profundas com as pessoas.

sophieSophie Marie: “Sempre senti um chamamento para trabalhar com crianças. Foi isso que no passado me levou a estudar nas áreas de psicologia infantil, serviço social e crianças e jovens em risco.

Hoje sinto que quero contribuir para uma infância com menos risco repensando a área de educação tanto na parte organizacional como pedagógica. Quero apoiar as crianças criando “úteros seguros” onde possam crescer sem julgamento e rodeado de pessoas que tenham respeito profundo pela sua liberdade, autenticidade e individualidade, percebendo também que terão algo para contribuir para a sociedade.

Para poder contribuir para este propósito estou eu própria a fazer o meu processo interior de encontro com o meu Ser Autêntico. Passei por várias experiencias desde o meu despedimento ao empreendedorismo social até ir ao encontro das minhas próprias feridas emocionais, padrões e medos que me travam no caminho.

Gosto de aprender muitas coisas, através de cursos e leitura, desde filosofia e yoga para crianças (Babyoga), mindfulness em escolas (Mindfulschools), comunicação Não-Violenta, sociocracia, heartfulness a outras áreas tal como massagem, permacultura, produção de produtos naturais etc.

Adoro viajar com sentido para conhecer pessoas e hábitos, gosto de mexer na terra, dançar e escutar a opinião das crianças.”

Clique na nossa síntese curricular aqui.