fbpx

Constelações Familiares

” Da colocação familiar resulta uma imagem. Esta imagem penetra profundamente na alma. De repente a alma vê: este é o meu caminho.” Bert Hellinger

O que são Constelações Familiares?

É um método psicoterapêutico desenvolvido pelo alemão Bert Hellinger. Baseia-se na compreensão de questões ou dificuldades que possuem ligação com eventos significativos dos sistemas familiares de um indivíduo.  Os pensamentos, modos de comportamento, talentos, competências, sintomas, medos e outros traços que definem uma pessoa podem estar sob influência de um passado herdado dos pais, avós ou antepassados tal como comprova cientificamente a epigenética.

A Constelação tem a capacidade de tornar visível essas conexões e mostrar onde a pessoa está vinculada com a história dos seus antepassados de maneira que o limita ou dificulta no seu “flow” da vida. Propicia uma profunda compreensão das dinâmicas inconscientes que atuam sobre o problema.

O que pode trazer uma sessão para mim?

As Constelações ajudam-nos a compreender as relações existentes entre as dificuldades ou circunstâncias que estamos a vivenciar e a história dos antepassados do nosso sistema familiar. Ao que chamamos de “problema ou dificuldade” é um sinal de alerta para algo que precisa de ser visto, incluído ou reconhecido. 

Assim, podemos constelar temas ligados a: relacionamentos pessoais, profissionais, sintomas, problemas psicológicos, de comportamento, de desenvolvimento ou de personalidade assim como dificuldades em áreas como a abundância, prosperidade e outros.

Como funciona a sessão?

  • Workshop de grupo: A consciência familiar é explorado através de uma dinâmica de grupo onde as pessoas presentes são convidadas a representar os membros das relações pessoais do cliente (ou outros objetos). Duraçaõ: 60/90 min. Local: Interior ou na natureza.  
  • Sessão individual: A consciência familiar é explorado através de bonecos Playmobil que vão representar os membros das relações pessoais do cliente (ou outros objetos). Duração: 90 min. Local: Interior ou na natureza.

Através das representações e a facilitação do terapeuta, o cliente torna-se consciente das dinâmicas em que se vincula e com isso, poderá ter maior escolha dos seus comportamentos ou ações na vida.