fbpx

ÁREAS DE FORMAÇÃO

Área técnica: Licenciatura de Engenharia Civil na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

Área de formação e facilitação de grupos: Curso de Formação de Formadores, Introdução ao Dragon Dreaming (projetos), Open Space Tecnnology, Sociocracia S3, Art of Hosting, Artistas do Invisível (Portugal, África do Sul e Sintra), Lego Serious Play aplicado à Psicologia Positiva.

Área de desenvolvimento pessoal: Curso de Coaching Profissional (International Coaching Academy), Retiro Vipassana, Curso Profissional de Professor de HathaYoga, Retiro em Plum Village (Thich Nhat Hanh), Non Violent Communication Intensive (Dominique Barter).

Área terapêutica: Reiki I, Breathwork (Dan Brulé), Process Work.

UM POUCO DA MINHA HISTÓRIA…

Estive ligado à área de Engenharia Civil durante quase 12 anos onde trabalhei em funções de liderança em várias multinacionais em Portugal, Bélgica e Holanda.  

Foi em 2008 na Bélgica quando decidi viver em Antuérpia e que se apaixonei pelo CoachingDesenvolvimento Pessoal. Nessa altura vivi grandes desafios pessoais e existenciais que o levaram a questionar tudo que acreditava até então. Não me sentia realizado e não era feliz naquilo que fazia e isto levou-me a um período de depressão. Passado alguns meses entrei num processo de auto-descoberta em que decido fazer um curso de coaching profissional de 2 anos. Gradualmente fui descobrindo e resgatando o meu poder pessoal e a desenvolvendo várias competências pessoais que desconhecia. Aprendi que afinal podia ser o co-criador da minha própria realidade ligando-me aquilo que realmente me apaixonava.

“Mas não me ensinaram isto na Escola lembro-me de pensar..” . A partir de 2009 iniciava-se uma jornada de redescoberta profunda de mim próprio.. Lembro-me de me sentir vivo, com energia e feliz..com novo sentido de vida. Muita coisa aconteceu mas sem dúvida um dos grandes momentos que foram cruciais foi conhecer um livro de Comunicação Não Violenta de Marshall Rosenberg e foi amor à primeira vista.

 

Vários anos antes já praticava meditação que me tinham ajudado muito para lidar com tanto stress e desafios profissionais. Tinha também um grande trunfo que me ajudou a construir a resiliência e felicidade interior que foi o Yoga. O que aprendi com esta tecnologia poderosa foi imenso e cheguei mesmo a formar-me nesta área e a dar aulas Meditação e Yoga para adultos durantes 2 anos. 

Quando regressei a Portugal começava a nascer em mim uma grande vontade de ser independente e de ter o meu próprio “negócio” e fazer aquilo que me nutria interiormente. Foi assim que foi fazendo ao mesmo tempo que trabalhava na minha área estava activamente a desenvolver projetos paralelamente para outros pessoas na área de desenvolvimento pessoal. Comecei com a minha esposa a facilitar workshops de Mindfulness (2011) e Comunicação Autêntica (2011) para grupos. A paixão por grupos começava a nascer após ter aprendido com várias Mentores como Alan Seale (2009), Marshall Rosenberg (2009), Dominique Barter (2015), Vipassana, S.N. Goenka (2009)Thin Nhat Tha (2013?), Sivananda (2009) e outros. 

aqui um pouco do nosso percurso.