Mindfulness

Viver de forma “mindful” significa viver no momento presente, estando consciente do que se passa dentro de mim e a minha volta, com acolhimento e sem julgamento. Estar consciente da nossa respiração é a fundação desta consciência.

Mindfulness permita-nos viver cada momento de forma mais plena e apoia-nos em momentos de mais desafio no nosso dia a dia.

Ser “mindful” é aprender a acolher o que surgir – seja uma experiência agradável ou desagradável – com calma, coragem e compaixão. Em vez de se esforçar constantemente para que as coisas sejam bem alinhadas e reagir mal quando as coisas não correm bem, podemos aprender a parar, observar os nossos pensamentos, sentimentos e sensações e responder (e não reagir) de forma efetiva e compassiva. O Mindfulness ajuda-nos neste “Parar, Respirar & Observar”.


Estudos recentes apontam que prestar atenção é uma capacidade que pode ser cultivada/treinada de forma ativa e que, uma vez desenvolvida, melhora bastante a qualidade de vida.

Alguns vídeos de Mindfulness:

Benefícios e Ciência:

O Mindfulness reforça a capacidade do indivíduo experienciar:

  • Uma sensação de viver mais plenamente no presente;
  • Mais calma mental, menos preocupações;
  • Mais bem-estar geral;
  • Mais foco e concentração;
  • Melhor gestão emocional e mais energia;
  • Aumento da capacidade de lidar com conflitos;
  • Diminuição de stress e/ou melhor gestão;
  • Comunicação mais fluída e pacífica;
  • Capacidade de responder em vez de reagir quebrando hábitos de comportamento.

 Estudos científicos e artigos:

  • Estudo sugere que o treino de Mindfulness está associado a mudanças de zonas do cérebro que são responsáveis por processos de aprendizagem e memória, regulação emocional entre outras – ver estudo aqui
  • Avaliação da eficácia de um programa de Mindfulness em crianças em idade escolar – ver estudo piloto aqui
  • Estudo que sugere que o treino de Mindfulness pode aumentar o nível de inteligência emocional –  mais informação aqui
  • O Relatório de Mindfulness da  “Mental Heath Foundation” avalia a eficácia do treino de Mindfulness e explora o impacto benéfico na sociedade.
  • Mindfulness com alunos do ensino secundário: Resultados no desempenho, auto-imagem e ansiedade – ver estudo aqui

 

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