Estive ligado à área de Engenharia Civil durante quase 12 anos onde trabalhei em funções de liderança em várias multinacionais em Portugal, Bélgica e Holanda.
Foi em 2008 na Bélgica quando decidi viver em Antuérpia e que se apaixonei pelo Coaching e Desenvolvimento Pessoal. Nessa altura vivi grandes desafios pessoais e existenciais que o levaram a questionar tudo que acreditava até então. Não me sentia realizado e não era feliz naquilo que fazia e isto levou-me a um período de depressão. Passado alguns meses entrei num processo de auto-descoberta em que decido fazer um curso de coaching profissional de 2 anos. Gradualmente fui descobrindo e resgatando o meu poder pessoal e a desenvolvendo várias competências pessoais que desconhecia. Aprendi que afinal podia ser o co-criador da minha própria realidade ligando-me aquilo que realmente me apaixonava.
“Mas não me ensinaram isto na Escola lembro-me de pensar..” . A partir de 2009 iniciava-se uma jornada de redescoberta profunda de mim próprio.. Lembro-me de me sentir vivo, com energia e feliz..com novo sentido de vida. Muita coisa aconteceu mas sem dúvida um dos grandes momentos que foram cruciais foi conhecer um livro de Comunicação Não Violenta de Marshall Rosenberg e foi amor à primeira vista.
Vários anos antes já praticava meditação que me tinham ajudado muito para lidar com tanto stress e desafios profissionais. Tinha também um grande trunfo que me ajudou a construir a resiliência e felicidade interior que foi o Yoga. O que aprendi com esta tecnologia poderosa foi imenso e cheguei mesmo a formar-me nesta área e a dar aulas Meditação e Yoga para adultos durantes 2 anos.
Quando regressei a Portugal começava a nascer em mim uma grande vontade de ser independente e de ter o meu próprio “negócio” e fazer aquilo que me nutria interiormente. Foi assim que foi fazendo ao mesmo tempo que trabalhava na minha área estava activamente a desenvolver projetos paralelamente para outros pessoas na área de desenvolvimento pessoal. Comecei com a minha esposa a facilitar workshops de Mindfulness (2011) e Comunicação Autêntica (2011) para grupos. A paixão por grupos começava a nascer após ter aprendido com várias Mentores como Alan Seale (2009), Marshall Rosenberg (2009), Dominique Barter (2015), Vipassana, S.N. Goenka (2009), Thin Nhat Tha (2013?), Sivananda (2009) e outros.
“Foram 4 dias de imersão profunda e maravilhosa na Comunicação Autêntica num cenário de recolhimento, em comunhão com a natureza, connosco próprios e com o grupo, a energia que espelhamos foi de paz, amor e vontade de evoluir.
Esta experiência não tem preço, tem muito Valor. Bem hajam pelo vosso trabalho inspirador!”
Liliana Gomes - Gestora de projetos de formação e desenvolvimento
“Momento importante para uma reflexão e introspecção que na correria do dia-a-dia não conseguimos fazer. Aprendemos pequenas técnicas que podemos e devemos utilizar todos os dias.”
Responsável Formação de Desenvolvimento
O trabalho da Comunicação Autêntica é um trabalho profundo que resulta da sua paixão e aplicação a sua própria vida e organização. A combinação entre o Mindfulness, o Diálogo e a Comunicação Não Violenta é muito virtuosa. É uma abordagem que tenho aplicado na minha vida e nas organizações que tenho vindo a co-criar”
Marco de Abreu
Paula Matos - Psicoterapeuta
“Houve uma mudança em mim. Um momento de abertura onde me encontrei num sítio que nunca tinha estado antes. E hoje estou mais presente e consciente de mim. Em mim. Um momento de “Turning Point” ou “No turning back”, no ser e na minha consciência de Ser no Mundo, em mim, e com os outros. Muito trabalho!”
Iva Henriques, Marketeer
“O Trabalho de desenvolvimento pessoal que o Allan e a Sophie realizam tem um potencial de desenvolvimento pessoal altamente transformador. Já frequentamos diversos workshops de comunicação autêntica, vários Family Camp e círculos de partilha, tanto em formato individual, como em casal, como familiar. Recomendamos vivamente!
Carolina,Cláudio, Paulo & Lua
Ana Ponce - Terapeuta
“A experiência que vivenciei no workshop de comunicação autêntica foi surpreendente, permitiu aprofundar o meu auto conhecimento e deu-me uma nova perspetiva. Nós somos expressão corporal, verbal…somos comunicação!
Recomendo “autenticamente”!
Susana Garradas - PhD em Ecologia Humana
“Empathic communication gave a high level introduction on how to utilize empathy as to better understand ourselves and others as well as to achieve better results. It was an excellent session, making practical use of an otherwise esoteric concept that I will definitely pursue for more insight”
Process Manager Engineer
“Lembro me de me sentir contente e segura em mim no workshop, que me ajudou a conseguir partilhar os meus sentimentos e necessidades. As dinâmicas criadas em grupo foram muito interessantes, na medida em que ajuda nos a refletir sobre a distinção entre sentimentos e necessidades, bem como a presença da critica/julgamento na forma como estavamos a comunicar, a interpretacão de acões em vez de observá- las sem tirar concluções baseadas em informacão subjetiva”
Iris - Estudante Universitária